terça-feira, 25 de maio de 2010

Da série: Que droga é essa? 3 - Maconha


Maconha

maconha-e-isqueiroO que é?

Maconha é também conhecida como marijuana (‘Mary Jane’), fumo, preta, um, erva, natural, baseado, hemp – ou rash, haxixe ou skunk (variedades bem mais fortes).  Os verbos para descrever o uso são apertar, fazer a cabeça, fumar umzinho, dar uma bola, dar um tapa, entre outros.
É uma droga psicoativa (altera o temperamento) feita dos botões e flores da planta Cannabis sativa. Geralmente vem em um bloco esverdeado ou pode parecer com ervas secas. THC (delta-9-tetrahydrocannabinol) é a principal substância ativa na droga que causa a viagem.

Usando maconha

A maconha é geralmente fumada em cigarros feitos à mão, pura ou misturada com fumo. Ela pode ser fumada usando um cachimbo, comida (por exemplo assada em bolos) ou misturada em bebidas quentes.

Altos e baixos

Até 4 horas depois de usar maconha, ela pode fazer você se sentir relaxado, sociável, falante e risonho. Você talvez sinta que ela te dá novas idéias sobre a vida e que ela ajuda você a perceber toques, sons (por exemplo música) e cores diferentemente. Ela faz as pessoas se sentirem famintos (larica), sonolentos ou avoados (o sentimento de estar viajando ou chapado) – e pode despistar dor.
Ela pode te deixar se sentindo abobado, com perda de memória recente, confusão mental, senso de espaço e tempo distorcido, dificuldade de coordenação e reflexos mais lentos (fazendo com que dirigir seja perigoso). Doses mais altas podem fazer você se sentir passando mal, ansioso, paranóico, em pânico ou você pode alucinar.

maconha-tijolo-50gSexo com maconha

Maconha pode fazer você se sentir excitado, aumentar seu senso de toque e diminuir suas inibições. Mas com uma dose grande o efeito tranqüilizante entra em ação. Orgasmos podem parecer mais fracos mas mais sensuais e sentidos não apenas no pau. Pode haver um senso maior de conexão com quem você está junto, com o sexo sendo mais ‘tocado e sentido’.
Mas a droga pode também fazer as pessoas se sentirem fissuradas e menos interessadas em sexo. Se você fuma misturada com tabaco, você tem os mesmos altos riscos de problemas de ereção a longo prazo que os fumantes de cigarro normal possuem.

Um relacionamento a longo prazo?

Você pode ficar dependente de maconha. Ela pode deixar algumas pessoas com memória fraca e menos capaz de se concentrar ou permanecer motivado (a clássica ‘mente dopada’).
Pesquisas estão sendo feitas na relação entre maconha e doença mental. A droga parece capaz de disparar isto (incluindo esquizofrenia) num pequeno número de pessoas, especialmente aqueles que já têm depressão ou ansiedade ou que são vulneráveis a problemas de saúde mental (mas eles geralmente não sabem que são vulneráveis).
Doença mental parece mais propensa se você usa maconha quando é adolescente, se você usa muita ou se usa de tipos fortes.

maconha-cigarrosMaconha com outras drogas

Tabaco – fumar maconha com cigarro gera um alto risco de viciar em nicotina e de contrair doenças relacionadas com o tabagismo (câncer, doença do coração e problemas respiratórios). Pessoas fumando tanto o cigarro comum quanto a maconha respira altos níveis de fumaça causadora de câncer.

É bom saber

A fumaça da maconha possui mais substâncias prejudiciais do que a fumaça de cigarro.
Fumar com tabaco gera os mesmos riscos à saúde do que cigarros (cancer, problemas no peito e respiratórios, etc). O riscos podem ser maiores pois os fumadores de maconha tragam mais fundo e por mais tempo.
Comer maconha evita estes efeitos mas é mais difícil de controlar a dosagem e os efeitos podem ser mais fortes do que você pode desejar.
Usar cachimbos é mais prejudicial que baseados porque você respira mais droga e fumaça.


A nossa posição quanto a isso é neutra, apenas informamos os leitores!Em nenhuma hipótese fazemos apologias quanto ao uso de substâncias ilícitas.

Fonte: Que droga !?

Um comentário: