O Santo Daime é conhecido como uma prática espiritual (religião), que busca oautoconhecimento através da ingestão de um chá religioso feita à base de ayahuasca, uma mistura de ervas com propriedades alucinógenas. A doutrina Daime foi fundada no norte do Brasil, no início do século passado,descendente de escravos, conhecido como Mestre Irineu. Reune características litúrgicas cristãs, xamânicas, tradições afro-brasileiras e esotéricas, em cerimônias que sempre envolvem muita música, para auxiliar no transe de autoconhecimento de seus praticantes.
Ao longo do século XX, o Daime se expandiu para fora da região amazônica. Nos anos 80 e 90, atraiu a atenção da mídia ao passar a ser divulgado por pessoas famosas. Estima-se que tenha, atualmente, mais de 10 mil adeptos ao redor do mundo. Em janeiro de 2010, o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso da ayahuasca nas cerimônias do Daime. Em 1985, o chá foi proibido, mas foi liberado em 1987.
Ayahuasca, nome de origem inca, refere-se a uma bebida sacramental produzida a partir da mistura de duas ervas nativas da floresta amazônica: o cipó caapi ou douradinho, que serve para tratamento de depressão, e folhas do arbusto chacrona que contém o princípio ativo dimetitriptamina (perturbadores do sistema nervoso central).
Utilizada pelos incas e também por pelo menos 72 tribos indígenas diferentes da Amazônia. É utilizada em paises como peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil. Seu uso se expandiu pela América do Sul inteira e outras partes do mundo com o crescimento de movimentos religiosos organizados, como o Santo Daime.
terça-feira, 16 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário