domingo, 14 de março de 2010

A história do Google...



Google Inc. (NASDAQ: GOOG) é uma empresa desenvolvedora de serviços online, sediada na Califórnia, Estados Unidos. Seu primeiro serviço foi o Google Search, hoje o site de busca mais usado no mundo, que foi criado a partir de um projeto de doutorado dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projeto...

Esse projeto chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível, sem distrações.

O Google, hoje, fornece dezenas de outros serviços online, em sua maioria gratuitos, que incluem serviço de e-mail, edição e compartilhamento de documentos e planilhas, análise de sites, rede social, comunicação instantânea, tradução, compartilhamento de fotos e vídeos, entre outros; assim como ferramentas de pesquisa especializada, que inclui, entre outras coisas, notícias, imagens, vídeos e artigos acadêmicos.

A maior parte das receitas da Google provêm do serviço Google AdSense, que é voltado para a publicidade online, por meio de links patrocinados.

Em 2008 a empresa lançou sua plataforma para celulares inteligentes, o Android. Um ano depois ela introduziu a primeira versão de seu sistema operacional baseado na web Chrome OS.
A escolha do nome
O nome Google foi escolhido devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.

A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.

Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.
Veja os derivados do nome googol:

    * Googolplex: é o nome do conjunto de construções de trabalho e moradia do Google, em Mountain View (Googleplex) - Califórnia. Este termo também vem da matemática e é algo como 10^{10^{100}}, que seria 10 elevado a (10 elevado a 100) ou 10 elevado a googol.
    * Googolduplex: como quando alguém se refere a um dos complexos de moradia do Google; Este termo, voltando à matemática, se refere a 10^{10^{10^{100}}}, ou 10 elevado a (10 elevado a (10 elevado 100)), ou mesmo 10 elevado a googolplex.


Curiosidades

* O sucesso do buscador tornou as ações da empresa uma das mais valorizadas e rentáveis nas bolsas norte-americanas, em alta contínua desde sua disponibilização ao público investidor. No segundo semestre de 2007, as ações ordinárias da Google estavam cotadas a US$650 cada.

* O domínio www.google.com foi registrado um ano antes da fundação da empresa, mais exatamente no dia 15 de setembro de 1997, por uma empresa especializada em registro de marcas, a Mark Monitor Inc..

* Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como a décima quinta melhor empresa para se trabalhar no Brasil.[3]






Nenhum comentário:

Postar um comentário