domingo, 25 de julho de 2010

Dafy Punk, a Vida e a História de dois Gênios


Daft Punk é uma dupla de música eletrônica constituída pelos músicos franceses Guy-Manuel de Homem-Christo (nascido em 8 de fevereiro de 1974) e Thomas Bangalter (nascido em 3 de janeiro de 1975). Daft Punk alcançou popularidade significativa no movimento house no final dos anos 90 na França.

Primeiros anos (1987–1993)

Em 1993, Daft Punk frequentou uma rave na EuroDisney, onde encontraram Stuart Macmillan do Slam, co-fundador da gravadora Soma Quality Recordings. O demo dado a Macmillan na rave formou a base para o single de estreia de Daft Punk "The New Wave", uma edição limitada em 1994. O single também continha a versão final de "The New Wave" chamada "Alive".
Daft Punk retornou ao estúdio para gravar em maio de 1995 "Da Funk". Tornou-se seu primeiro single bem sucedido comercialmente no mesmo ano. Após o sucesso de "Da Funk", Daft Punk visou encontrar um empresário. Eles não tinham dificuldades para encontrar um no momento em que escolheram Pedro Winter, que regularmente promoveu eles e outros artistas em suas boates. A banda assinou com a Virgin Records em setembro de 1996 e fez um acordo através do qual eles licenciaram as suas faixas para a gravadora principal através da sua companhia de produção, Daft Trax. Bangalter falou da decisão da dupla de assinar com a Virgin:

"Muitas empresas discográficas nos ofereceram ofertas. Elas vieram de toda parte, mas decidimos esperar... em parte porque nós não queríamos perder o controle do que havíamos criado. Nós rejeitamos muitas empresas discográficas. Nós não estavamos interessados no dinheiro, então, rejeitamos gravadoras que estavam procurando por um controle maior do que estávamos dispostos a ceder. Na realidade, estamos mais como parceiros com a Virgin".
No que diz respeito ao controle de criatividade e liberdade da dupla, Bangalter disse:
"Nós temos muito mais controle do que dinheiro. Você não pode ter tudo. Vivemos em uma sociedade onde o dinheiro é o que as pessoas querem, então elas não podem ter o controle. Nós escolhemos. Controle é liberdade. As pessoas dizem que estamos malucos por controle, mas o controle é controlar o seu destino sem controlar outras pessoas. Não estamos tentando manipular outras pessoas, apenas controlando o que nós mesmos fazemos. Controlar o que fazemos é ser livre. As pessoas devem parar de pensar que um artista que controla o que ele faz é uma coisa ruim. Muitos artistas de hoje são apenas vítimas, não tendo controle, e não estão livres. E isso é patético. Se você começar sendo dependente do dinheiro, então o dinheiro tem que chegar a um ponto para se ajustar às suas despesas"
"Da Funk" e "Alive" foram posteriormente incluídos no álbum de estreia Homework de 1997. O álbum foi considerado como uma síntese inovadora de techno, house, acid house e estilos de electro, e é amplamente reconhecido como um dos mais influentes álbuns de dance music dos anos noventa. "Da Funk" também foi incluído na trilha sonora do filme The Saint. Foi durante este período de mudança na dance music que Daft Punk tornou-se amplamente bem sucedido. Eles combinaram os estilos musicais acima mencionados e elementos de rave music. O single mais bem sucedido de Homework foi "Around the World", que é conhecido por repetir o canto do título da canção. Daft Punk também produziu uma série de videoclipes para Homework. A coleção de vídeos foi lançada em 1999 e intitulada D.A.F.T.: A Story About Dogs, Androids, Firemen and Tomatoes.



































 

Era Discovery (1999–2004)

Em 1999, a dupla foi bem nas sessões para gravar seu segundo álbum, que tinha começado um ano antes. O lançamento de Discovery em 2001 trouxe um vigarista e distinto estilos ynthpop, inicialmente chocando fãs dos trabalhos anteriores de Daft Punk em Homework. O grupo afirma que o álbum foi concebido como uma tentativa para reconectar com uma atitude divertida de mente aberta associada com a fase de descoberta de infância. Isto explica o uso pesado de temas e samples do final dos anos 70 e início dos anos 80 no álbum. Chegou a 2ª posição no Reino Unido, e o single "One More Time" foi um grande sucesso e o principal hit, que quase fez top no UK Singles Chart. A canção é conhecida por ser muito auto-sintonizada e comprimida. A canção e o álbum criaram uma nova geração de fãs principalmente familiarizados com o segundo lançamento de Daft Punk. Os singles "Digital Love" e "Harder, Better, Faster, Stronger" foram também muito bem sucedidos nas paradas musicais no Reino Unido e nos Estados Unidos, e "Face to Face" atingiu a 1ª posição em paradas musicais nos EUA, apesar de uma edição limitada do single. Um trecho de 45 minutos de uma performance da Daftendirektour gravada em Birmingham, Reino Unido em 1997 também foi lançada em 2001, intitulado Alive 1997.
2003 viu o lançamento do longa animado Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. Daft Punk produziu o filme sob a supervisão de Leiji Matsumoto, quem eles haviam dito ser seu herói de infância. O álbum Daft Club também foi lançado para promover o filme. Este apresenta uma coleção de remixes anteriormente disponibilizados através de um serviço de membro online com o mesmo nome.


Era Human After All (2004–2008)

Começando em 13 de setembro e terminando em 9 de novembro de 2004, Daft Punk dedicou seis semanas para a criação do novo material. A dupla lançou o álbum Human After All em março de 2005. Críticas variaram, principalmente citando ser excessivamente repetitivo e a aparente gravação apressada. Os singles deste álbum são: "Robot Rock", "Technologic", "Human After All" e "The Prime Time of Your Life". A primeira declaração oficial de Daft Punk relativa ao álbum foi "acreditamos que Human After All fala por si".
Um CD/DVD de antologia de Daft Punk intitulado Musique Vol. 1 1993-2005 foi lançado em 4 de abril de 2006 nos Estados Unidos. Este contêm novos videoclipes de "The Prime Time of Your Life" e "Robot Rock (Maximum Overdrive)". Daft Punk também lançou um álbum de remix de Human After All chamado Human After All: Remixes. Uma edição limitada incluía dois kubricks de Daft Punk como robôs.
Em 21 de maio de 2006, Daft Punk estreou seu primeiro filme dirigido, Daft Punk's Electroma no Festival de Cannes. O filme não inclui a sua própria música, que é a primeira vez para a dupla considerando seu DVD e filme anteriormente lançados (D.A.F.T. para Homework e Interstella 5555 para Discovery). Midnight screenings do filme foram mostrados em teatros de Paris a partir do final de março de 2007. O público inicial comentou positivamente o filme.
Daft Punk lançou seu segundo álbum ao vivo intitulado Alive 2007 em 19 de novembro de 2007. Este contém a performance da dupla em Paris da sua turnê Alive 2007. O álbum inclui um livro de 50 páginas apresentando fotografias tiradas durante a turnê.A versão ao vivo de "Harder, Better, Faster, Stronger" do álbum Alive 2007 foi lançado como um single. Um videoclipe para o single dirigido por Olivier Gondry apresenta filmagens tiradas por 250 espectadores aparecendo no Keyspan Park, Coney Island.

Projetos recentes (2008–presente)


Após a turnê Alive 2007, Daft Punk focou em outros projetos. Uma entrevista de 2008 com Pedro Winter revelou que a dupla retornou ao seu estúdio em Paris para trabalhar no novo material. Winter também deixou de ser empresário de Daft Punk para centrar a atenção na sua gravadora Ed Banger Records e seu trabalho como Busy P.Ele declarou mais tarde em uma entrevista que a dupla está trabalhando com uma empresa administrativa não especificada em Los Angeles. Jamie Stevens do Infusion comentou que Daft Punk tinha alugado a Jim Henson Studios por um mês para gravar o material para um novo álbum, acrescentando: "Quem sabe se isso nunca sairá?"  Em 2008, Daft Punk ficou na 38ª posição em uma votação oficial mundial da DJ Magazine, após estrear na 71ª posição em 2007. Em 8 de fevereiro de 2009, Daft Punk ganhou dois Grammys com Alive 2007 e seu single "Harder, Better, Faster, Stronger".
Em 4 de março de 2009, foi anunciado que Daft Punk assinou escrever a trilha sonora para o filme Tron Legacy. Na San Diego Comic-Con 2009, foi revelado que a dupla compôs 24 faixas para o filme.Daft Punk fará uma aparição especial no filme como programas de disc jockey em um clube noturno dentro do mundo virtual do filme. A co-estrrela Olivia Wilde de Tron Legacy também revelou em outubro de 2009 que Daft Punk faria uma aparição no filme e que a dupla pode estar envolvida com futuros eventos promocionais.
Daft Punk forneceu onze novos mixes da sua música para o video game DJ Hero. Eles também aparecerão no jogo como personagens jogáveis, juntos com seu próprio espaço.

Influências

Bangalter e de Homem-Christo disseram que muitas fontes influenciaram seu estilo musical. Anos antes de produzirem música eletrônica como uma dupla, afirmaram que têm compartilhado gostos de Elton John, MC5, The Rolling Stones, The Beach Boys e The Stooges. A sua admiração em comum por bandas de rock levou à fundação de seu projeto independente próprio, Darlin'. Bangalter afirmou que "Foi talvez mais uma coisa adolescente naquela ocasião. É como, você sabe, todos querem estar em uma banda."Eles extraíram a inspiração do rock e acid house no Reino Unido durante o início da década de 90. De Homem-Christo apontou Screamadelica de Primal Scream como um trabalho influente, como a gravação "colocar tudo em conjunto", em termos do gênero.


As notas do álbum Homework homenageiam um grande número de artistas musicais e contém uma citação de Brian Wilson. Bangalter afirmou que "Na música de Brian Wilson você podia realmente sentir a beleza - era muito espiritual. Tal como Bob Marley, também". Quando questionado sobre o sucesso do álbum de estreia de Daft Punk e a crescente popularidade de seus gêneros musicais relacionados, Bangalter respondeu, "antes de nós, você tinha Frankie Knuckles ou Juan Atkins e assim por diante. O mínimo que você pode fazer é respeitar aqueles que não são conhecidos e que têm influenciado pessoas". A faixa de Daft Punk "Teachers" em Homework refere-se a várias influências incluindo Romanthony e Todd Edwards. De Homem-Christo declarou que "Sua música teve um grande efeito sobre nós. O som de suas produções — a compressão, o som da bateria e a voz de Romanthony, da emoção e da alma — é parte de como tocamos hoje".
Romanthony e Edwards mais tarde colaboraram com Daft Punk em faixas para Discovery. Para o álbum, Daft Punk focalizou em novos estilos de música eletrônica. Uma grande inspiração foi o single "Windowlicker" de Aphex Twin, que foi "nem uma faixa puramente club music, nem uma muito chill-out, faixa de relaxamento down-tempo", segundo Bangalter. A dupla também utilizou equipamento retro para recriar o som de um artista anterior. Como afirmado por de Homem-Christo, em 'Digital Love' você recebe esta vibração de Supertramp", que foi gerada através de um piano Wurlitzer de estúdio. Durante uma entrevista posterior, de Homem-Christo esclareceu que "não fizemos uma lista de artistas que gostamos e copiamos suas músicas".
Em outra entrevista, Bangalter mencionou Andy Warhol como uma das primeiras influências artísticas de Daft Punk.
Para finalizar a história desses dois gênios da música eletrônica segue o vídeo que foi inspiração para esse post, a construção passo a passo do ícone mais famoso da dupla, o capacete surreal:

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário