quinta-feira, 15 de julho de 2010

Criptas da Sicília, Onde os Mortos não Dormem

A Ordem dos Capuchinhos é uma das ramificações Franciscanas mais famosas do século XVI. Seu nome vem do capuz dos monges, que emprestaram seu nome para a popular bebida café cappuccino. Mesmo que a Ordem dos Frades Menores seja originária da região italiana de Marche, a sua visão única sobre o corpo depois da morte tornou-se um ajuste perfeito para a Sicília.

A entrada para a cripta está localizado na Piazza Cappuccini, um edifício modesto que está de acordo com voto de pobreza da Ordem, ao chegar você pode ser recebido por um monge que gesticula em direção à uma escada fria e escura que leva à cripta. Descendo os degraus, lembramos das inscrições Dante's acima dos portões do inferno: "Deixai toda esperança, vós que entrais aqui".


Uma vez dentro da cripta nenhum filme de terror ou o túnel do terror de um parque de diversões podem competir com centenas de corpos vestidos em seus melhores trajes de domingo, suspensos por ganchos na parede. Os corpos, em diferentes níveis de degradação olham para baixo (alguns com seus próprios olhos), parecendo que eles estão prontos para agarrá-lo, desejando-lhes juntar-se a eles.

Uma assustadora e estranha sensação o envolve quando você anda ao longo dos túneis. De repente, a voz fantasmagórica de um monge ecoa através da câmara dizendo  "nenhuma foto." Isso faz você se perguntar por que alguém iria querer tirar fotos em primeiro lugar. Se os fantasmas podem ser capturadas em fotos, certamente seria aqui.

Mesmo que pareça uma mistura de corpos, alguns pendurados e alguns em caixões abertos, a cripta é organizado pelo status social e gênero. A primeira seção contém os monges da ordem, e os moradores originais da cripta. Esta seção inclui o corpo do irmão Silvestro da Gubbio, o mais antigo membro da cripta.
A seção dos homens é a próxima, todos vestidos com roupas do seu período. A seção das mulheres é muito interessante porque há uma área especial para as "virgens" indicada com o que parece ser uma espécie de peça de metal em seus crânios. Essas moças ainda vestindo seus vestidos de seda e chapéus são muito assustadoras. A seção dos professores é na verdade a área designada para os médicos, os soldados e outros homens com profissões e incluem alguns indivíduos famosos, como o pintor e escultor Lorenzo Velasquez Marabitti. Os soldados ainda estão vestidos com seus uniformes quase dois séculos depois. A seção Priest é pequena, mas contém numerosos santos, homens que ainda estão com sua batina esfarrapada e fantasmagóricas vestimentas brancas.


O segredo para o processo de embalsamento é visível ao fim da turnê, uma das salas de "filtro", é utilizada para desidratar o corpo, o processo é principalmente bem sucedido pelas condições na cripta,  e a alta concetração de fluidos corporais, no entanto, os corpos são embalsamados, em seguida, usa-se o vinagre, antes de serem vestidos de acordo com os pedidos da família.

Esse processo foi interrompido em 1871 com o irmão Riccardo sendo o último enterrada sob estas condições. No entanto, na pequena capela no final da turnê abriga o último membro da cripta, uma criança que veio a ser conhecida como "A Bela Adormecida". Rosália Lombardo morreu em 1920 e graças a um processo de embalsamamento químico secreto ela parece estar dormindo. Envolto em um caixão de vidro, é difícil acreditar que essa menina morreu há 85 anos. Parece que ela pode abrir os olhos a qualquer momento, uma visão verdadeiramente assombrosa que permanece com você por alguns dias.

8 comentários:

  1. Caraca, quanto defunto!
    Meus Parabéns pelo post, nunca tinha ouvido falar sobre isso!

    ResponderExcluir
  2. OLOOOOOOOOOCO
    Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo o post.
    nao sabia que existiam essas catacumbas
    eu ja ouvi falar do ossário sob Paris mas estas sao mais assustadoras

    ResponderExcluir
  4. Ja estive nesse local é bastante assustador e interessante, mas devo dizer que todas as igrejas na Sicilia tem uma parte da igreja onde se encontram ilustres defuntos..

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo post mano.

    Da uma olhada nesse aqui:

    http://brazucaallamilanese.wordpress.com/2010/03/03/san-bernardino-alle-ossa/

    ResponderExcluir
  6. Se não pode bater foto, como essas fotos foram tiradas?

    ResponderExcluir
  7. imagina qm teve q arrumar eles tds aii

    medão !

    adorei o post

    acesse : http://zikzira1000.blogspot.com

    ResponderExcluir