sábado, 5 de junho de 2010

Top 5 Bichos Papões


Top 5 Bicho Papão
O bicho papão é um monstro lendário existente em praticamente todas as culturas, ele representa uma forma de colocar medo nas crianças para que obedeçam aos pais. Causador de pesadelos e devorador jovens, o bicho papão ganhou várias faces ao redor do mundo e aqui está uma lista com cinco dessas representações. Coragem, pois esse é o Top 5 bichos papões:

A Cuca, Brasil
A Cuca é um dos principais seres do folclore brasileiro, popularizada por Monteiro Lobato em O Sítio do Pica-pau Amarelo. Ela geralmente é representada como uma velha horrível de roupas rasgadas, com rosto de jacaré e unhas de gavião, mas também aparece com forma de coruja ou apenas uma bruxa. Nas histórias ela rouba crianças choronas e desobedientes que não querem dormir para levá-las para a sua caverna ou cabana. Acredita-se que a Cuca  foi inspirada nas lendas portuguesas sobre a Coca. Mais tarde ela deu origem a uma das cantigas de ninar mais conhecidas entre os brasileiros, a famosa “dorme neném que Cuca vem pegar, papai foi pra roça, mamãe já vai voltar” entre outras versões.
Cuca

Oude Rode Ogen, Holanda e Bélgica
Também conhecido por Besta do Flandres ou Velho de Olhos Vermelhos esta é uma lenda que começou na Bélgica no final dos anos de 1600 quando várias crianças supostamente desapareceram vítimas de um canibal capaz de se transformar em um cachorro negro de olhos vermelhos. Durante uma tentativa de capturar uma moça o canibal metamorfo foi baleado, linchado e esfolado vivo, a sua pele foi enterrada em um porão. Desde então ele estaria vagando pelas terras da Bélgica e Holanda, procurando pela sua pele para voltar a ser o devorador de crianças que era antes.
Oude Rode Ogen como um cão negro

Aka-name, Japão
O Aka-name é uma criatura de pele avermelhada e possui uma língua comprida que utiliza para  lamber o lodo e sujar os banheiros com sua saliva repugnante e altamente venenosa. Acredita-se que as lendas surgiram como uma forma de motivar as crianças a manterem os banheiros sempre limpos e organizados.
Aka-name

Pugot Mamu, Filipinas
Nas Filipinas existe a lenda do Pugot Mamu, uma criatura parecida com um ser humano, mas de tamanho bem maior, que cortou a própria cabeça e adquiriu a habilidade de se transformar em quase qualquer coisa, sendo por isso um metamorfo. Ele tem preferência por lugares escuros e úmidos, habitando a copa das árvores, cavernas e casas abandonadas. Segundo as lendas ele devora as crianças, desobedientes ou não, através do buraco em seu pescoço.
Pugot Mamu

Boggart, Inglaterra
Segundo as lendas inglesas o Boggart seria uma fada do mal que mora em sotãos, armários, porões e sob as camas. Ele faz as coisas desaparecerem, mata os cães, azeda o leite, faz ruidos e move objetos. Acreditava-se que ele nunca deveria ser chamado, caso contrário seguiria a família onde quer que ela fosse e se tornaria incrivelmente perigoso e destrutivo. Conta-se que durante a noite ele coloca sua mão gelada e pegajosa no rosto dos que dormem, puxa os lençóis e agarra as orelhas. Pendurar uma ferradura atrás da porta o manteria longe da casa, mas ele também pode morar nas curvas de estradas solitárias, cavernas, florestas e sob pontes. Os Boggarts são mencionados várias vezes na cultura popular, como na saga Harry Potter, em As Crônicas de Nárnia, As Crônicas de Spiderwick e nas cartas do jogo Magic.
Boggart

Seja um monstro do armário, o Homem do Saco, uma névoa verde, uma bruxa, um metamorfo ou um ser sem forma definida, o fato é que apesar das concepções do monstro variarem muito de lugar para lugar ele continuará a figurar em nossas histórias e perturbar os sonhos das crianças como a verdadeira incorporação do terror, de um medo natural que todos um dia já tivemos, o medo do escuro.
Bons sonhos…
E você conhece alguma lenda de bicho papão ou lembra de alguma história de quando era criança?

Fonte: Fernando Willians!

VÍDEO EM DESTAQUE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário