quarta-feira, 16 de junho de 2010

Curiosidades Sobre o Diamante

Be Mine: How Diamonds Became Synonymous with Love
Você sabe qual é a diferença entre diamante e brilhante?

Diamante é o nome da pedra preciosa em estado bruto ou já lapidada. O brilhante, por sua vez, é um dos muitos tipos de lapidação que existem para o diamante.



A lapidação do tipo brilhante foi criada em 1919, por Marcel Tolkowsky, e possui forma redonda, com 57 ou 58 facetas. É uma das lapidações que conferem mais brilho e beleza ao diamante. É tão conhecida que seu nome acabou se tornando um sinônimo popular de diamante

O diamante é composto apenas de carbono puro cristalizado. D: 10. DR.: 3,5.

Tem brilho adamantino, transparente a opaco, incolor, podem ser brancos, azulados ou até cor de chocolate, com diferentes tamanhos, formatos e técnicas de lapidação. Às vezes, amarelado, raramente verde, azul, vermelho e negro. Não é riscável por outras gemas, fratura concóide, clivagem perfeita.

Encontra-se em antigas rochas vulcânicas e em placers. Utiliza-se lapidado no talhe brilhante – que é o símbolo do amor eterno... representa luxo, brilho e resistência.

Como o diamante se tornou sinônimo de amor?

 Há tempos os anéis com diamante simbolizam o amor eterno. Existem duas explicações para essa simbologia: a primeira, mais técnica, faz referência à dureza da pedra, já que o diamante é a pedra mais dura que conhecemos. A segunda, mais romântica, envolve uma crença dos antigos gregos. Eles acreditavam que a ponta das flechas do cupido eram feitas de diamante. É possível que, por essas duas razões, a pedra tenha ficado conhecida nos nossos dias como a pedra do amor.

 E o anel solitário, aquele com uma única pedra de diamante? Pois bem. Diz a história que, até o século XIV, os diamantes eram usados somente pelos homens. Mas em 1477 o arquiduque Maximiliano I de Habsburgo  deu um anel de ouro com um grande diamante como presente de casamento à princesa Maria da Borgonha. A partir de então, presentear com um anel  solitário passou a representar uma prova de eterno amor.

   Maria de Borgonha    Aneis Stern Princess


Destaque:



Nenhum comentário:

Postar um comentário