quarta-feira, 30 de junho de 2010

10 Esportes Radicais que Mais Matam


Esportes mais perigosos, por probabilidade de morte.

1° WING WALKING

O QUE É: mover-se sobre as asas de um avião durante o voo. Variações incluem plantar bananeira, pendurar-se pelos dentes, passar a outro avião (ou carro, barco, trem) e saltos em que se abre o paraquedas no último instante possível.
POR QUE É PERIGOSO:show vira suicídio sempre que alguém desrespeita a primeira lei do wing walking: “Nunca largue do que você está segurando até estar segurando em outra coisa”.
MORTES A CADA MIL: 5
PRATICANTES: 200

2° BIG WAVE SURF

O QUE É: modalidade de surfe em que um surfista é rebocado ou pula de helicóptero no meio do oceano, onde se formam ondas gigantes – de 6 a 15 metros.
POR QUE É PERIGOSO: as mortes geralmente envolvem saltos do helicóptero mal executados, em que o surfista cai de mau jeito e fica suscetível a afogamentos.
MORTES A CADA MIL: 3
PRATICANTES: 1000

3° FREE STYLE MOTOCROSS

O QUE É: também conhecido como FMX, não é uma corrida, mas um torneio de saltos ornamentais nos quais motoqueiros fazem manobras para um júri.
POR QUE É PERIGOSO: bem, capacetes são feitos para proteger o motoqueiro no trânsito, não em piruetas com motos a 10 metros de altura.
MORTES A CADA MIL: 1,8
PRATICANTES: 6000

4° STREET LUGE

O QUE É: corrida ladeira abaixo em um skate gigante. O piloto, deitado de costas (padrão) ou de bruços (avançado), se inclina para controlar velocidade e direção.
POR QUE É PERIGOSO: às vezes o controle fica só na tentativa mesmo, algo perigoso a 100 Km/h. Custava botar um freio? Até carrinho de rolimã tem o seu.
MORTES A CADA MIL: 1,7
PRATICANTES: 1200

5° HELI-SKIING

O QUE É: um helicóptero leva o esquiador até o topo inacessível de uma montanha. Sem pista, sem sinalização e sem conhecer o terreno, ele deve descer, esquiando.
POR QUE É PERIGOSO: é deselegante recorrer a autocitação, mas: “Sem pista, sem sinalização e sem conhecer o terreno, ele deve descer, esquiando”.
MORTES A CADA MIL: 0,85
PRATICANTES: 7000

6° BASE JUMP

O QUE É: consiste em saltar de um ponto estático muito alto – prédios, antenas, pontes ou montanhas – usando apenas um paraquedas.
POR QUE É PERIGOSO: o paraquedas costuma abrir – o problema é que o vento ou um salto fraco podem deixar o base jump perto demais de onde pulou.
MORTES A CADA MIL: 0,83
PRATICANTES: 12000

7° SKY SURFING

O QUE É: igual a paraquedismo, com o bônus de que o sujeito tem uma prancha (menor que a de surfe) presa nos pés, realizando acrobacias arrojadas.
POR QUE É PERIGOSO: a tendência é que a prancha fique por cima e ele por baixo, dificultando muito a abertura do paraquedas.
MORTES A CADA MIL: 0,5
PRATICANTES: 10000

8° MONTARIA EM TOURO

O QUE É: é a maior atração dos rodeios – o peão precisa ficar 8 segundos no lombo do touro, conhecido como “os 8 segundos mais perigosos do esporte”.
POR QUE É PERIGOSO: ainda que muitos pensem nos direitos dos touros, quem corre risco de morte é o peão que cai dele e pode ser pisoteado e chifrado.
MORTES A CADA MIL: 0,25
PRATICANTES: 12000

9° PARAQUEDISMO

O QUE É: perto das 8 loucuras anteriores, praticamente um passeio no parque – pular de um avião, ficar um tempo curtindo a queda livre, abrir o paraquedas.
POR QUE É PERIGOSO: o bom senso manda que se pule com dois paraquedas, mas às vezes, mais precisamente um em cada 8 mil vezes, nenhum deles abre.
MORTES A CADA MIL: 0,12
PRATICANTES: 1 MILHÃO

10° RAFTING

O QUE É: passatempo comum em toda cidade que tem corredeiras, trata-se de descer um rio em bote.
POR QUE É PERIGOSO: na verdade, só é perigoso nos percursos mais difícieis, os de Grau 6, em que a velocidade da corrente é muito forte e no meio do caminho há muitas pedras.
MORTES A CADA MIL: 0,001
PRATICANTES: 2 MILHÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário