quarta-feira, 26 de maio de 2010

Google Earth encontra armadilha histórica


Gigantesca armadilha para peixes é encontrada na Grã-Bretanha


Uma gigantesca construção feita para apanhar peixes foi descoberta no estuário do rioTeifi, em West Wales, na Grã-Bretanha. Mais uma vez, o mérito do achado é do Google Earth, que permite 'sobrevoar' qualquer parte do planeta e visualizar imagens de satélite.


Estima-se que a armadilha, de 260 metros de extensão, tenha sido feita há cerca de mil anos, colocando-se enormes pedras no fundo do rio. A construção permaneceu escondida até que uma estranha figura em formato de 'V' foi vista no rio por um avião que sobrevoava a área. Então, arqueólogos foram chamados para estudar o caso.


O achado, que está a uma profundidade de pouco mais de 3,5 metros, indica o modo como comunidades medievais sobreviviam por meio da caça e da pesca. Cientistas acreditam que inúmeras pessoas ajudaram a erguer a engenhoca, e depois foram beneficiadas pelos peixes capturados sem o uso de barcos ou varas de pesca.


A idéia era simples: os peixes nadavam para o estuário, mas ficavam presos em uma espécie de 'piscina de pedra', que aprisionava os animais naquele espaço quando a maré baixava, provavelmente com a ajuda de redes. Dezenas de anos depois de ser desativada, a armadilha passou a funcionar como um grande recife, que abriga anêmonas, algas e outras espécies marinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário