terça-feira, 18 de maio de 2010

Evitando a gravidez



Como evitar gravidez

Existem muitos métodos anticoncepcionais. Cada mulher deve, juntamente com sua ginecologista, escolher o método adequado.

- Abstinência – É o método mais efetivo para evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

- Método da tabelinha – Consiste em descobrir o dia que a mulher está ovulando para evitar o encontro do espermatozóide e do óvulo, impedindo a concepção. Para se descobrir o dia da ovulação utiliza-se a duração dos ciclos, a temperatura corporal e a produção do muco vaginal. Para a utilização desse método é necessário que se entenda muito bem o ciclo menstrual feminino (post de terça-feira).

- Coito interrompido – Na hora que o homem for gozar dentro da vagina, ele retira o pênis e goza fora da mulher. Esse método é muito questionável, já que nem sempre o homem tem capacidade de se controlar.

- Camisinha – É O METODO MAIS IMPORTANTE, pois além de evitar a gravidez, previne as DSTs. É um protetor de látex, que se coloca no pênis para reter o esperma ejaculado. Hoje já existe a versão feminina, mas nem toda mulher conhece ou sabe manejar.
 

- Diafragma – É um dispositivo feito de borracha, com a forma de concha, que é colocado no fundo da vagina, fechando o colo do útero e impedindo a passagem dos espermatozóides. Deve ser colocado antes do coito e mantido algumas horas depois da relação sexual. Geralmente é usado associado à espermicidas.
- Vasectomia – É um método exclusivamente masculino. Baseia-se no seccionamento dos canais deferentes. Esse método torna o homem estéril E NÃO IMPOTENTE! O homem se torna incapaz de ter filhos de maneiras naturais, mas não compromete NENHUMA outra função sexual. O individuo continua ejaculando, porém o sêmen não possui espermatozóides.

- Ligadura das tubas uterinas – Semelhante à vasectomia, porém aqui o corte é feito nas tubas uterinas. A mulher não deixa de menstruar por causa do procedimento.

- Dispositivo Intra-Uterino (DIU) – São peças feitas de plástico e metal que são implantadas por especialista no interior do útero. Ele ajuda na formação de um ambiente hostil para espermatozóides dentro do útero, além de funcionar como uma barreira mecânica. Esse método exige um acompanhamento medico regular.

- Pílula anticoncepcional –
 O ciclo menstrual feminino é todo regulado por hormônios. A pílula nada mais é do que um concentrado de progesterona e estrógeno. Esses hormônios inibem indiretamente a ovulação. É preciso que se consulte um médico para começar a tomar a pílula, ele ira orientar a mulher a tomar o melhor remédio para o seu organismo, pois os efeitos colaterais são muito perigosos. Os hormônios da pílula anticoncepcional podem ser tomados de várias maneira: oral, adesivo, implante... Procure qual é o melhor para você.

- Pílula do dia seguinte? – Há muitos questionamentos em relação à pílula do dia seguinte. Alguns dizem que é abortivo, outros dizem que é muito perigoso para a mulher que toma. Enfim, não vou entrar nesses questionamentos agora, depois eu faço um post sobre isso. A pílula é um método de emergência e só deve ser usado em último recurso. É um comprimido com muito hormônio, muito mais do que na pílula anticoncepcional. Ele provoca a descamação do endométrio e consequentemente impede a implantação do embrião.


Como saber se estou grávida?

Se você transou aproximadamente 15 dias antes do dia provável da menstruação, não usou nenhum método anticoncepcional e esta com a menstruação atrasada pelo menos uma semana, você PODE estar grávida. Vá ate um laboratório e faça o exame betaHCG, ele ira detectar se existe o hormônio gonadotrofina coriônica no seu sangue. Caso dê positivo, consulte uma ginecologista o mais rápido possível para começar o pré-natal.


USE CAMISINHA SEMPRE!!!!

Vi Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário