quinta-feira, 13 de maio de 2010

Chegamos a uma nova era, celulares 3D.


3M anuncia tecnologia que dispensa uso de óculos para projeções 3D

A empresa prevê que a tecnologia será usada para jogos e aplicativos de celular.
A 3M desenvolveu uma nova tecnologia que permite a visualização de imagens tridimensionais em aparelhos celular sem a necessidade de uso de óculos 3D. Segundo o site CNET, a novidade está numa película especial que é colocada atrás da tela LCD dos aparelhos.
A nova película ótica da 3M direciona a projeção das imagens direita e esquerda da tela para os olhos do espectador, possibilitando a visualização da imagem 3D sem os óculos especiais.
A nova película ótica da 3M direciona a projeção das imagens direita e esquerda da tela para os olhos do espectador, possibilitando a visualização da imagem 3D sem os óculos especiais.
Na técnica de projeção 3D tradicional, utilizada em monitores, TVs e cinemas 3D de última geração, são apresentadas, em seqüência e alternativamente, as imagens esquerda e direita, sincronizadas com óculos dotados de obturadores de cristal líquido, de forma que cada olho vê somente sua imagem correspondente. A uma freqüência elevada, a velocidade de substituição dos quadros torna imperceptível o truque.
Na nova tecnologia criada pela 3M, a película especial é posta na unidade de backlight, na parte de trás da tela de LCD do aparelho, e são usadas duas linhas de LEDs para projetar imagens à esquerda e à direita, uma depois da outra nos olhos do usuário. Como a tecnologia focaliza cada olho, não é necessário o uso dos óculos especiais.
Segundo o Diretor da Divisão de Sistemas Ópticos, Erik Jostes, a tecnologia não traz prejuízos para o brilho nem a resolução da projeção. “A imagem pode ser exibida tanto no modo 3D quanto no 2D, sem comprometimento da qualidade de exibição original”, garantiu Jostes.
A tecnologia funciona em displays a partir de 9 polegadas e a empresa prevê que ela seja usada para jogos e outras aplicações para um só usuário. Ela requer um painel LCD e opera a uma freqüência de 120Hz (a maioria dos monitores e televisores opera a 60Hz, mas para assistir a um vídeo em 3D, ele deve ser exibido com o dobro da frequencia, de maneira que cada lado da tela crie duas perspectivas para cada quadro).
Como a instalação da película para 3D é quase idêntica à dos filmes plásticos atualmente usados nos painéis atuais, a 3M presume que ela possa ser facilmente integrada ao módulo de backlight dos aparelhos na linha de montagem.
A nova película 3D será mostrada ao público na Korea Electronics Show (www.kes.org) na próxima semana. Ela já está sendo usada em um dispositivo celular na Ásia, segundo Jostes, embora não revele qual. Ele diz ainda que o produto já está sendo produzido em pequena escala e deve aparecer nos Estados Unidos em breve. Não há previsão para lançamento na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário