sábado, 10 de abril de 2010

Top 10 Descobertas acidentais.



Algumas das maiores descobertas do homem foram feitas totalmente por acidente.Conheça algumas delas:

10. Viagra


O sildenafila foi sintetizada por um grupo de farmacêuticos que trabalhavam nas pesquisas do grupo Pfizer, nos Estados Unidos. Primeiramente foi estudada para o uso em hipertensão (alta pressão sanguínea) e angina (uma forma de doença cardiovascular isquêmica)

9. Chocolate Chip Cookies


Segundo a Nestlé, a senhora Wakefield (proprietário da Toll House Inn) estava fazendo biscoitos de chocolate, mas fugiu do regular, de modo que colocou pedaços de chocolate semi-doce, pensando que eles iriam derreter e misturar na massa . É evidente isso não ocorreu, e o biscoito de chocolate nasceu. Wakefield vendeu a receita para a Nestlé em troca de uma vida de fornecimento do Chip Cookies (em vez de patenteá-lo e fazer milhões!).Cada saco de gotas de chocolate da Nestlé na América do Norte tem uma variação de sua receita original impresso no verso.

8. Picolé


O picolé foi inventado por um menino de 11 anos que manteve em segredo por 18 anos. O inventor foi Frank Epperson que, em 1905, deixou uma mistura de suco em pó e água na varanda, em um copo que continha uma vareta. Naquela noite, as temperaturas em San Francisco atingiram uma baixa recorde. Quando ele acordou na manhã seguinte, descobriu que tinha congelado à vareta, a criação de uma fruta em forma de gelo que ele humildemente 18 anos depois,patenteou e chamou-lhe o picolé.

7. Adoçante artificial


Como muitos outros adoçantes artificiais, a doçura do ciclamato foi descoberto por acidente. Michael Sveda estava trabalhando no laboratório na síntese de-medicação anti febre. Ele colocou o cigarro na bancada do laboratório e quando ele colocou de volta na boca, ele descobriu o sabor doce do ciclamato.

6. Brandy


Inicialmente, o vinho foi destilado como um método de conservação e como uma forma de tornar o vinho mais fácil, para que os comerciantes os negociassem pois destilando iria diminuir o volume e diminuiriam os impostos que eram cobrados, a intenção era adicionar a água removida pela destilação de volta para o brandy, pouco antes do consumo. Foi descoberto que, depois de ter sido armazenada em tonéis de madeira, o produto resultante tinha melhorado. Ninguém sabe ao certo quem foi que descobriu o delicioso sabor desta bebida destilada, mas era claramente guiado por Deus em sua descoberta para o aperfeiçoamento do homem.

5. Teflon


Teflon foi inventado acidentalmente por Roy Plunkett de Kinetic Químicaem 1938. Plunkett estava tentando fazer um novo refrigerante a base de CFC.Em um recipiente de armazenamento pressurizado. Nesta reação química original o ferro, a partir do interior do recipiente agiu como um catalisador. Em 1954, o engenheiro francês Marc Grégoire criou a primeira panela revestida com resina de Teflon antiaderente com o nome de marca Tefal depois que sua esposa pediu-lhe para experimentar o material, que ele estava usando na pesca, em panelas de sua cozinha. Teflon é inerte a praticamente todos os produtos químicos e é considerado o material mais escorregadio que existe.

4. Microondas


Certa vez, quando estava trabalhando em um radar ativo, Spener sentiu algo estranho e percebeu que sua barra de chocolate havia se derretido em seu bolso. Como Spener era um especialista no assunto, logo percebeu o que havia ocorrido e concluiu: através de ondas, era possível agitar moléculas e, conseqüentemente, aumentar a temperatura dos alimentos.

3. Chips de batata


O primeiro chips de batata foi inventado por George Crum, no Lago da Lua House perto de Saratoga Springs, New York, em 24 de agosto de 1853. Ele foi ficando irritado com as constantes queixas de um cliente que continuava enviando suas batatas para a cozinha porque estavam muito grossas. Crum decidiu cortar as batatas tão fina que não podia ser comido com um garfo. Contra a expectativa de Crum, o cliente estava entusiasmado com a nova linha de chips. Tornaram-se um item regular na apresentação do menu com o nome "Saratoga chips".

2. LSD


A história do LSD é relativamente recente. Ela começa em 1943, com o químico suíço Dr. Albert Hoffman, que trabalhava para os Laboratórios Sandoz pesquisando derivados do Claviceps purpúrea, também conhecido como ergot, um fungo que atacava o centeio. Os alcalóides desse fungo já haviam sido isolados alguns anos antes, mas pela primeira vez o Dr. Hoffman constatou sua presença em plantas mais elevadas, da família das Convolvuláceas. Essas plantas - a Rivea corymbosa e a Ipomoea violácea - eram empregadas há séculos na América Central pelos índios zapotecas. Acredita-se que os alcalóides sintetizados por Hoffman no fungo do centeio foram responsáveis pelos delírios que acompanhavam os sintomas da peste negra que grassou pela Europa, na Idade Média, quando populações inteiras eram intoxicadas ao comer pão feito com centeio contaminado pelo Claviceps purpúrea. Ao realizar experiências com o ácido dietilamida d-lisérgico, a vigésima quinta substância extraída numa série de testes com o fungo, o Dr. Hoffman absorveu, acidentalmente, através da pele, uma quantidade mínima de droga. Intrigado com os efeitos que experimentou, o cientista baptizou a substância como LSD-25 e resolveu fazer novas pesquisas com ela, escrevendo mais tarde um relatório que chamou a atenção do mundo científico para a descoberta de uma droga que, segundo Hoffman, podia deflagrar um estado de realidade alterada. No começo da década de 60, o LSD-25 foi empregado experimentalmente em sessões de psicoterapia, principalmente nos Estados Unidos, onde seu uso era legal. Das clínicas e das universidades, a droga espalhou-se para o mundo, transformando-se, junto com a "beatlemania" e a revolução sexual, em símbolos de uma época que, para muitos, representava o início da Era de Aquário.

1. Penicilina


A penicilina foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório no Hospital St Mary emLondres. Quando voltou, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor, e em volta das colônias deste não havia mais bactérias. Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, e demonstraram que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida: a penicilina. 

2 comentários: