terça-feira, 13 de abril de 2010

T-shirt o algodão a prova de balas.

Um simples camiseta de algodão pode ser utilizada como uma armadura corporal, graças a cientistas da Carolina do Sul, Suíça e China. 

Combinaram o carbono e o algodão com boro, para criar um tecido leve e resistente de carboneto de boro, o mesmo material usado para proteger tanques. 

 T-shirt não só seria prova de balas, mas também resistente à luz ultravioleta do sol e radiação.

A pesquisa pode levar a uma proteção mais confortável para os soldados e a polícia. 

Pode até ser usado para blindar veículos de combustível e aeronaves. 
"A armadura de carboneto de boro atual não é flexível e é muito pesada.Tentamos resolver este problema mas com uma abordagem diferente. Em nossa abordagem, utilizamos algodão T-shirts ", disse Li Xiaodong, um cientista da Universidade de South Carolina. 

O truque para os cientistas foi a combinação de boro dissolvido com as fibras de carbono dentro das fibras de algodão para formar carboneto de boro. 

A façanha começou com um pedaço de algodão de 5 dólares comprado no Wal-Mart, os cientistas cortaram em tiras finas, em seguida mergulharam as tiras de algodão em uma solução de de boro. 

Depois de uma hora, as faixas foram retiradas da solução e aquecidas em um forno a em mais de 1.000 graus Celsius, por uma hora.

Li disse que as propriedades físicas do tecido novo ainda estão sendo testadas, mas "a partir de nossos resultados preliminares, podemos dizer que o teste tenha sido muito, muito promissor." 

Cobrindo carros ou aviões com carboneto de boro e algodão, em vez do metal usado hoje, faria estes veículos significativamente mais leve e mais eficientes. 

O estudo foi publicado na revista Advanced Materials. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário