quinta-feira, 15 de abril de 2010

Beleza não existe

Entrevista com Designer Gráfico que trabalha com photoshop.



1) Em que área de desenho gráfico você trabalha?
r: Trabalho na finalização de layouts e criação de ilustrações publicitarias.


2) Qual o estado em que as fotografias chegam aí, e o que e você faz nelas pra que ela esteja perfeita?
r: Chegam da forma que foram clicadas. As vezes acompanhamos as fotos e podemos ajudar na com a iluminação. Dependendo do fotografo as fotos chegam de maneiras variadas, mas como atualmente a grande maioria das cameras são de alta resolução acabam aparecendo muitas imperfeições de pele e etc.


2) Já tratou a fotografia de algum famoso? Quem?
r: Sim. Ivete Sangalo, Leticia Spiller, Camila Pitanga, Angelica, Grazi Massafera, Giovana Antoneli, Flavia Alessandra, Danielle Winits entre outras.


3) Você comentou que altera vários anúncios de embalagens como tinturas para cabelo por exemplo. O que exatamente você faz nesse tipo de embalagem?
r: Não acho muito legal citar o cliente, mas posso garantir que todas as cores são alteradas. No caso, a cor que é vendida realmente é a que o produto vai deixar o seu cabelo, mas somente se ele for claro, louro no caso. A cor do cabelo da modelo na hora da foto é completamente diferente de como ela vai ficar no final do tratamento, as cores são todas manipuladas aqui. A tintura que elas usam inclusive é outra, uma melhor do que a vendida, pois elas não arriscam usar tinturas voltadas pra classe B e C.


4) O que você conclui sobre o impacto que seu trabalho tem com o que as pessoas pensam da beleza?
r: Não gosto muito dessa parte de manipulação de imagens por causa disso, vendemos uma imagem de beleza artificial. O natural passa a ser feito, hoje é tudo muito maquiado. É algo que as mulheres se sentem obrigadas a fazer e os homens acabam tendo isso como padrão de "cobrança" quando procuram uma mulher. A publicidade engana mais do que qualquer outra coisa, isso me faz sentir um pouco culpado, mas ainda vivemos num mundo capitalista e todos temos contas a pagar.
Juliana Paes - Até o copo foi enchido digitalmente

Conversando com um colega, me chamou a atenção sobre o que ele disse. Ele passa muito tempo no computador, e comentou que não acha mais nenhuma mulher na rua bonita, porque ele sente estar inconscientemente procurando pela beleza de capas de revistas, belezas artificiais de photoshop que simplesmente não existem. Isso com certeza acontece com muitos outros homens e muitos deles não percebem a mudança do "ponteiro interno" da beleza, que faz com que ele fiquem mais exigentes com a beleza das mulheres, fantasiando e elogiando uma que simplesmente não existe.

Separei algumas imagens e videos interessantes de transformações de photoshop. Os videos estão em velocidade acelerada, mas dá pra ter uma idéia de como funciona ao vivo uma modificação numa fotografia.











Madonna




E ai...Ja compro sua Playboy hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário